Vila Olímpia ganha grandioso brewpub What’s on Tap?, que serve 12 estilos de chope

Enquanto muitos bares novatos sofrem para atrair a clientela nas primeiras semanas de funcionamento, outros acabam se valendo de um eficiente boca-a-boca para emplacar instantaneamente. Tal fenômeno deu-se com o novíssimo e já movimentado brewpub What’s On Tap? (também chamado de WOT), inaugurado em meados de setembro (15/9) na Vila Olímpia.

Com uma varanda bastante convidativa nas noites quentes, a casa na rua Jesuíno Cardoso agrada pelas instalações grandiosas, pelo astral descolado e, claro, por servir cervejas de fabricação própria.

Um grupo de sete sócios, formado por sommeliers de cervejas, homebrewers, mestre-cervejeiros e também investidores, está por trás da empreitada.

Por serem produzidos e consumidos no mesmo lugar, os chopes apresentam sempre grande frescor. Por enquanto, a produção de 5.500 litros mensais é integralmente destinada para consumo no bar.

Uma lousa e um painel anunciam a rotativa seleção de 12 loirinhas, morenas e ruivas disponíveis on tap. Neles, são exibidas informações sobre estilo, teor alcoólico e IBU (escala de amargor) de cada uma.

O ideal é começar a jornada etílica pelas mais leves e refrescantes, como a boa hop lager Everyday (12 reais, 300 mililitros), cerveja clara com um toque a mais de lúpulo. Também interessante é a Juca Sour (16 reais), uma fruit sour de acidez pronunciada com adição de caju, bem presente no sabor.

A melhor provada nas visitas anônimas realizadas foi a american IPA Everyone (16 reais), que leva boa carga dos lúpulos cítricos americanos citra, summit e mosaic. Também empolgaram a encorpada imperial new england IPA Orchard (19 reais) e a Morning Star, aveludada tripel ao estilo belga.

Se os chopes cativam, ainda falta afinar a cozinha. Preparado com linguiça de fabricação própria, o choripán (28 reais; foto) pecou pelo pão sem maciez.

O hambúrguer, preparado na chapa, chegou passado do ponto, sem a devida suculência. Para tapear a fome, recorra aos pedaços de sobrecoxa de frango empanados (38 reais a porção), servidos com ótima maionese caseira incrementada com raiz-forte.

Quem quiser levar um dos chopes do WOT para casa, pode comprar o growler de vidro com o logotipo do bar, nos tamanhos de 1 litro (30 reais) e 2 litros (60 reais), ou a embalagem pet de 1 litro (esta não retornável), que custa bem menos (5 reais).

What’s on Tap? — WOT
Rua Jesuíno Cardoso, 104, Vila Olímpia, tel.: (11) 3846-1470.
Terça e quarta, 12h/0h;
Quinta a sábado, 12h/1h;
Domingo, 12h/18h;
Fecha às segundas-feiras.



HIGHLIGHTS
What's On Tap?

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Variada

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar