Vila Madalena ganha o curioso Quincho, bar de coquetelaria de cozinha vegetariana

A culinária vegetariana, que já foi sinônimo de comida monótona no passado, submeteu-se a uma positiva revolução nos últimos tempos. Com inventividade, técnicas de preparo modernas e oferta maior de ingredientes, os chefs conseguiram criar no segmento endereços gastronomicamente interessantes, como os recém-abertos Futuro Refeitório e Homa.

Agora, as receitas que não levam carne viraram protagonistas de um curioso bar de coquetelaria na Vila Madalena — o Quincho, aberto há três meses.

No ponto da Rua Mourato Coelho onde já funcionaram o francês Chez Fabrice e o bar de vinhos Tazza, o lugar renovou a decoração com samambaias penduradas no teto, revestimento verde nas paredes e um balcão de 12 lugares.

QUINCHO3É difícil não se seduzir pelos tira-gostos. Um dos mais curiosos, o tempurá de peixinho da horta (16 reais a porção; foto) é preparado com uma planta comestível não-convencional (panc) de formato que lembra o desenho de um peixe. Vem empanada em fritura delicada na companhia de molho tártaro. Também saboroso é bolovo vegetariano (9 reais; foto), com massa de palmito-pupunha e ovo caipira.

QUINCHO4Outra perdição, os graúdos e suculentos quiabos grelhados na brasa (14 reais a porção; foto) são servidos numa caçarola cobertos pela tentadora pimenta coreana gotchujang.

Chef ainda pouco conhecida, Mari Sciotti (ex-Casa Lema, no Itaim) prepara também hambúrguer de cogumelos com kimchi e ovo frito por cima (25 reais; foto) e, só no almoço, um bem-servido PF (37 reais, com direito a uma entrada), com arroz, feijão, couve refogada, banana-da-terra assada, ovo estalado, farofa e vinagrete (este desnecessariamente carregado na cebola).

QUINCHO2Bem executada por Vini Moraes, a carta de coquetéis teve consultoria de Danilo Madeira, do IPo Bar. Dos dois drinques autorais provados, destacou-se o alvorada (26 reais; foto), uma equilibrada combinação de rum infusionado com cascas de limão-siciliano e laranja mais Aperol, folhas de hortelã, ginger beer caseiro e suco de limão-taiti.

Há também bons clássicos, como boulevardier (26 reais) e gim tônica (24 reais), este com Gordon’s com infusão de erva-cidreira, manjericão e alecrim.

Quincho — Cozinha e Coquetelaria
Rua Mourato Coelho, 1140, Vila Madalena, tel.: (11) 98611-7499.
Terça a sexta, 12h/15h e 18h/1h;
Sábado, 13h/1h;
Segunda-feira, 12h/15h (só almoço).
Fecha aos domingos.



HIGHLIGHTS
Quincho

Faixa de Preço: $
Tipo de Cozinha: Vegetariana

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar