Chef à frente de múltiplos negócios e autor de quase vinte livros de receitas, o português Vítor Sobral inaugurou no Itaim sua última empreitada — a Taberna da Esquina, uma versão mais informal de seu restaurante mais famoso, a Tasca da Esquina, que tem matriz em Lisboa e filiais em São Paulo e João Pessoa.
No cruzamento das ruas Bandeira Paulista e Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, a nova casa tem um indisfarçável pendor de bar — ainda que, por enquanto, esteja mais concorrida no almoço. Prova disso é que as porções para compartilhar (e não os pratos) dominam o menu. Se sobra capricho no ambiente, falta ajustar uma coisa: a iluminação. Um tom acima do ideal, transmite certa frieza ao espaço à noite.
O ponto forte da Taberna da Esquina é a cozinha, de onde saem delícias como o cremoso bolinho de arroz, bacalhau e queijo (23 reais; 4 unidades; foto) e os filetes da cavala (peixe) ao inusitado molho de abacate, cebola-roxa e coentro (32 reais). Não perca também as receitas que saltam na grelha, entre elas a alheira já cortada para aperitivo servida com quiabo (19,50 reais a porção); o camarão no azeite e manjericão (47 reais a porção) e a macia lula ao molho cítrico (37 reais a porção).
Nos temperos, perceba, usa-se o coentro com perfeição.
Para acompanhar, há setenta rótulos de vinhos portugueses, mas a opção de só ter etiquetas lusitanas na carta faz com que haja poucos exemplares abaixo de 100 reais, caso do tinto alentejano Paulo Laureano Clássico (95 reais).
Taberna da Esquina
Rua Bandeira Paulista, 812, Itaim Bibi, tel.: 3167-6491
Segunda a quinta, 12h/15h e 18h/23h
Sexta, 12h/15h e 18h/0h
Sábado, 13h/17h e 19h/0h