O SubAstor, na Vila Madalena, recebe nesta terça-feira (28/10) o argentino Renato “Tato” Giovannoni (na foto abaixo), bartender e sócio de um dos bares mais hypados de Buenos Aires, o Floreria Atlantico. O público poderá vê-lo em ação e beber seus drinques das 20h às 22h. Nesta quarta (29/10), ele visita o Barê, nos Jardins, onde irá dividir o balcão com o barman da casa, Rafael Pizanti. Tato Giovannoni está morando atualmente no Rio de Janeiro (visita Buenos Aires uma vez por mês por causa de seus negócios) e, me contou ontem (27/10), pretende inaugurar no ano que vem uma filial carioca da Floreria Atlantico.
Os coquetéis que Tato irá apresentar serão preparados com um gim argentino criado por ele, chamado Principe de los Apostoles. (O governo argentino tem dificultado bastante a importação de bebidas alcoólicas, o que o motivou a produzir um bom gim local). Produzido em Mendoza e agora importado para o Brasil pela Mr. Man, o Principe de los Apostoles é elaborado a partir de infusões com folha de erva-mate, semente de coentro, hortelã-pimenta, eucalipto e casca de grapefruit.
Um autêntico speakeasy, o Floreria Atlantico — que visitei no ano passado; foto à esq. — fica escondido no subsolo de uma floricultura e loja de vinhos, numa das ruas mais charmosas de Buenos Aires, a calle Arroyo. É famoso pela carta de coquetéis (mas, cá entre nós, a do SubAstor é melhor…). É o único bar da América do Sul a figurar no The World’s 50 Best Bar 2014, ranking dos melhores bares do mundo da revista inglesa Drinks International.
SubAstor
Rua Delfina, 163, Vila Madalena, tel.: (11) 3815-1364
Barê
Alameda Lorena, 1892, Jardins, tel.: (11) 3564 2016