[SP] Festejado Jesuíno Brilhante comemora 1 ano com jantares nordestinos temáticos

Eleito pelo Taste and Fly um dos dez melhores restaurantes inaugurados em SP em 2016, o Jesuíno Brilhante comemora seu 1º aniversário com uma série de jantares semanais temáticos, a partir do dia 6 de abril. A casa de Pinheiros, que funciona somente no almoço, abrirá excepcionalmente e pela primeira vez à noite nas quintas-feiras de abril.

JESUINOBRILHANTENos dias 6, 13, 20 e 27/4 serão servidos menus fixos diferentes que irão passear pela rica e pouco conhecida comida sertaneja nordestina. Os cardápios foram elaborados pelo proprietário da casa, Rodrigo Levino, junto com amigos nordestinos radicados em SP e também a chef e pesquisadora potiguar Adriana Lucena, especialista nesta cozinha.

O jantar de abertura, no dia 6/4, traz receitas interessantes, como a carne-de-sol cruda ao molho béarnaise de caju; o arroz cremoso de guiné (galinha-d’angola); e o bacalhau confitado na manteiga-de-garrafa. De sobremesa, grude (bolo de tapioca)) com doce de banana.

NIVER_JESUINO_BRILHANTE2O menu do dia 13/4 reúne, entre outras receitas, guisado de cordeiro com xerém de milho (tipo uma canjiquinha); bolo salgado de arroz vermelho com camarão sossego (ou camarão-piolho), aquele miudinho de água doce do sertão; e, para finalizar, queijo de cabra de Taperoá (PB) empanado com mel de Jandaíra.

Batizado de “O Sertão vai ao Mar”, o cardápio do dia 20/4 aposta no pastel de lagosta, no ensopado de vôngole com batata-doce, no baião do mar (baião-de-dois numa versão praiera, com polvo, arroz vermelho e feijão-verde) e munguzá (canjica em SP) com linguiça do sertão.

Cada jantar, com cinco etapas, custa 119,90 reais e está à venda pelo FoodPass (foodpass.com.br), a partir desta 4a-feira (29/3). São 25 vagas por noite e será servida como cortesia uma dose da cachaça orgânica Samanaú, produzida em Caicó (RN), cidade dos pais dos dono, a 270 quilômetros de Natal.

JESUÍNO BRILHANTE — Desiludido com a profissão, o jornalista Rodrigo Levino trouxe seu painho e mainha de Caicó, cidade potiguar a 270 quilômetros de Natal, para com eles abrir um dos restaurantes mais simpáticos desta temporada. Aberto só para almoço, o Jesuíno Brilhante empresta o nome de um célebre cangaceiro do Rio Grande do Norte e cativa pela comida caseira e pela deliciosa e autêntica atmosfera nordestina. Tudo é servido em pratos, potinhos e copos de alumínio. O conciso cardápio traz delícias da cozinha sertaneja do Rio Grande do Norte. Cada sugestão dá direito a dois acompanhamentos. Não perca a carne-de-sol desfiada cozida na nata (24 reais; foto), que casa bem com o feijão-de-corda com coentro, cebola e farinha de mandioca e o cuscuz de flocos de milho. Também apetitosa é a paçoca de carne-de-sol (22 reais), ótima dupla para o arroz de leite (arroz vermelho cozido no leite fresco com nata e queijo-de-coalho) e macaxeira cozida. Fique ligado: nos almoços de sábado, dia mais concorrido da semana, a espera por mesa dificilmente é inferior a 1 hora.

Jesuíno Brilhante
Rua Arruda Alvim, 180, Pinheiros, tel.: (11) 2649-3612.
Todas as 5as-feiras de abril (6, 13, 20 e 27/4).
Jantares às 19h30 e 21h30.
Vendas pelo FoodPass.



HIGHLIGHTS
Jesuíno Brilhante

Faixa de Preço: $
Tipo de Cozinha: Brasileira

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar