Nestes tempos de confinamento social e com restaurantes, bares e lanchonetes impedidos de atender clientes, o delivery tornou-se um aliado de quem quer matar saudade de um prato preferido ou provar novos sabores. Até restaurantes estrelados passaram a oferecer suas receitas em domicílio. Listamos a seguir 15 delícias que você pode pedir em casa nesta quarentena.
1) Malloreddus, do Evvai (@evvai_sp)
Dono de uma estrela Michelin, o restaurante italiano do talentoso chef Luiz Filipe Souza está oferecendo uma seleção de entradas, pratos e sobremesas pelo iFood. Prove o malloreddus, massa curta de sêmola e açafrão, típica da Sardenha. É servida com molho de tomate, erva-doce, guanciale (bochecha do porco curada) e queijo pecorino fresco. Custa 83 reais. É possível encomendar também pelo WhatsApp (tel.: 11 3062-1160) e há ainda a opção de retirada no restaurante.
2) Porco preto, do Charco (@charcorestaurante)
Uma das melhores estreias gastronomicas no ano passado, o Charco, nos Jardins, também aderiu ao delivery. Uma das apostas do chef Tuca Mezzomo é o imperdível porco preto (54 reais; foto), servido em ponto rosado com rôti de porco, quiabo grelhado e folhas de mostarda. Os ingredientes são enviados separadamente para que o cliente monte o prato em casa o mais parecido possível com o do restaurante. Segunda a sexta (19h/23h) e sábado (13h/16h e 18h30/22h30). Pedidos pelo Rappi e pelo WhatsApp (11 9-8998-5153).
3) Fusilli ao ragu de fraldinha, do Sallvattore (@sallvattore_restaurante)
Enquanto o endereço do Itaim não reabre seu aprazível salão avarandado, é possível matar saudades das receitas via entrega em domicílio. Uma das nossas favoritas é o fusilli (65,45 reais). A massa de produção própria é servida al dente com um delicioso ragu de fraldinha, apurado lentamente no fogo. É um prato especial, cheio de sabor. Há uma versão com ragu de calabresa picante. Pedidos pelo IFood, Rappi e WhatsApp (11) 9-4763-6898.
4) Short rib yaki noodles, do Makoto (@makotobrasil)
Com matriz em Miami Beach, o japonês Makoto emplacou no ano passado uma filial no shopping Cidade Jardim. Para estes tempos de confinamento, foi criado um cardápio reduzido para o delivery (das 18h às 22h30, pelo Rappi). Felizmente faz parte das sugestões o ótimo short rib yaki noodles (76 reais). Traz macarrão oriental, costela bovina de gado wagyu desfiada mais cogumelos shiitake e shimeji num ótimo molho de tamarindo e gengibre, levemente picante. Fios de repolho-roxo cru finalizam a receita.
5) Empanada cantimpalo, do Boteco Argentino (@botecoargentino)
Um achado na Vila Gumercindo, o boteco de bairro de inspiração argentina-uruguaia surpreende pelas empanadas bem recheadas de massa artesanal. Três recheios certeiros: carne picante (fraldinha; 10,90 reais), cantimpalo (linguiça espanhola e mussarela; 11,30 reais) e espinafre com molho bechamel e parmesão (11,30 reais). Possui uma unidade só de delivery na Rua Apinajés, em Perdizes. Confira o cardápio em obotecoargentino.com.br
6) Fideuá com lula frita, do Tanit (@restaurantetanit)
O chef Oscar Bosch, dos concorridos espanhóis Tanit e Nit, criou um serviço de delivery temporário para atender sua numerosa clientela. Dele faz parte o fideuá com lula frita (65 reais; foto). Aproveite para pedir de entrada a croqueta de jamón (30 reais; 4 unidades) e a costelinha suína glaceada com geleia de alho negro trufado (39 reais; duas unidades). Os pedidos precisam ser feitos pelo telefone (3062-6385) e retirados de sexta a domingo.
7) Estrogonofe russo, do Stroganov (@stroganovoriginal)
Depois de uma visita à Rússia, os sócios do bar Vaca Veia decidiram montar no Itaim uma cozinha de delivery para preparar um prato da terra dos czares que se popularizou pelo mundo: o estrogonofe (a partir de 36 reais). Mas não sua versão abrasileirada (com catchup e creme de leite) e sim a original russa. “Nosso molho demora três dias para ficar pronto e leva especiarias e cogumelos como o paris”, conta Fábio Prado, um dos idealizadores. São três versões: carne bovina, frango e vegetariano. Todos acompanham batata palha caseira e arroz branco. Segunda a domingo, das 11h30 às 22h30, no telefone (11) 2193-1889 e pelo IFood.
8) Shawarma de frango, do Pinati (@pinatisp)
Em Santa Cecília, a lanchonete kasher da família Berlovich prepara um dos melhores shawarmas de frango (46 reais) da cidade. Sanduíche que vale uma refeição pelo tamanho, traz coxa e sobrecoxa assadas no espeto giratório vertical mais tomate, pepino e homus enrolados no pão lafa caseiro. Neste período de quarentena, está funcionando somente no almoço, das 12h às 17h (não abre aos sábados). O delivery é pelo IFood.
9) Hambúrguer Uovo, do Bullguer (@bullguer)
Uma das melhores sugestões da rede de hamburguerias é tão simples quanto deliciosa: o uovo (20 reais). Leva um hambúrguer de 100 gramas, queijo, ovo frito e maionese caseira. Dica: acrescente uma fatia a mais de queijo (4 reais). O sanduíche combina maravilhosamente bem com o molho barbecue com pimenta sriracha da DeCabrón (disponível nas lojas).
10) Paella de frutos do mar, do Torero Valese (@torerovalese)
O restaurante espanhol do chef Juliano Valese começou a oferecer delivery na quarta-feira (25/3). O menu inclui até sangrias para viagem. O destaque entre os pratos é a paella a la marinera (84 reais, individual; 149 reais, para dois), com camarão, lula, marisco e peixe. Pedidos pelo Rappi.
11) Lula com arroz de brócolis, do Costa Nova (@restaurantecostanova)
Português de boa cozinha e preços atraentes, o Costa Nova está funcionando sua matriz de Pinheiros para delivery e retirada de pedidos, das 12h às 16h e das 18h às 21h. Um dos melhores pratos da casa, a tenra lula salteada com bacon (53 reais; individual) vem acompanhada de arroz de brócolis.
12) Feijoada, do Pirajá (@barpiraja)
O boteco de inspiração carioca faz delivery às quartas e aos sábados de sua famosa feijoada, que vem acompanhada de arroz, farofa, torresmo, couve refogada, laranja, bisteca e linguiça grelhada. Custa 42 reais (individual), às quartas; e 80 reais (para 2 pessoas), aos sábados. Pedidos pelo Rappi.
13) Korean ramen, do Hidden by 2nd Floor (@hiddenby2ndfloor)
Este endereço oriental de Moema destaca-se pelos tentadores guiozas, buns, arrozes e tonkatsus que prepara. No delivery, os apetitosos lámens (a partir de 35 reais) são servidos com caldo, ovo e alga nori separados para não comprometer a qualidade da receita. Para quem gosta de pimenta, a dica é o korean ramen (51 reais). Com ardência sem exagero, leva copa-lombo, kimchi, ovo cozido lentamente (onsen tamago) e missô picante.
14) Pizza carlos, da Carlos Pizza (@carlospizza_sp)
Com matriz na Vila Madalena e uma bela filial nos Jardins, inaugurada no ano passado, consolidou-se como uma das melhores pizzarias da cidade. Como manda a tradição napolitana, os discos individuais ganham uma única cobertura. Peça pelo delivery a pizza carlos (46 reais), que combina com harmonia os queijos mussarela, ricota e parmesão com linguiça curada e radicchio.
15) Bao de pulled pork, do Mapu (@mapurestaurante)
Inaugurado no ano passado, o descolado endereço taiwanês tornou-se um dos mais concorridos da Vila Mariana por conta de sua competente cozinha e dos preços amigáveis. No cardápio montado especialmente para atender o delivery está o ótimo bao de pulled pork (19 reais). Em tamanho maior que o convencional, o sanduíche no pão cozido no vapor reúne carne suína desfiada, amendoim, conserva de mostarda e coentro. O pedido precisa ser feito por WhatsApp (tel.: 5083-4778) para envio ao cliente ou retirada das 18h às 22h.
PREÇOS CHECADOS EM MARÇO DE 2020.