A região de Pinheiros tornou-se definitivamente o QG dos bares de chope artesanal em São Paulo. Se somarmos a oferta de chope nestas casas especializadas que se fixaram no bairro, chegamos ao incrível número de 120 torneiras disponíveis. Entram na conta as 33 do Empório Alto dos Pinheiros (EAP), as 23 do BrewDog Bar, as 24 do Delirium Café, as 5 da Cervejaria Nacional, as 20 da Choperia São Paulo e as 15 do novíssimo Ambar.
Na Rua Cunha Gago (entre a Arthur de Azevedo e a Teodoro Sampaio), o Ambar está entre os bares mais bacanas inaugurados em SP neste ano. Um dos pontos altos é a ambientação, que lembra um galpão rústico. Três janelões marcam a fachada de tijolinhos aparentes, de quase 20 metros de comprimento. Os barris que abastecem as 15 torneiras ficam armazenados numa supercâmara fria, calibrada em 1 grau negativo. Só entram na seleção chopes de microcervejarias brasileiras, como Coruja (Porto Alegre), Way (Curitiba), Urbana (São Paulo), Burgman (Sorocaba), Madalena (Santo André), Dama (Piracicaba) e Dádiva (Várzea Paulista).
Os donos — o jovem casal Fabio Comolatti e Julia Fraga— costumam garimpar rótulos sazonais e novidades nestas cervejarias. Dois exemplos: a doppelkölsch catarinense Bamberg Thunderstruck e a Dama Tupi, do estilo west coast rye IPA e com quatro variedades de lúpulo americano na receita. Da cozinha — ainda que carece de alguns ajustes —, uma pedida certeira são os dadinhos de tapioca fritos com geleia de pimenta dedo-de-moça (20 reais a porção).
As sugestões etílicas vão além da cevada: o barman Washington Campestre encarrega-se do preparo dos drinques, entre eles o caprichado moscow mule (vodca Absolut, suco de limão-taiti, açúcar e espuma de gengibre passada no sifão; foto; 25 reais). Quem quiser levar um dos chopes para casa, pode comprar um growler (garrafa de 1 litro retornável; foto). O preço do growler é 15 reais (somente a garrafa) ou 8 reais (para quem encher a garrafa na hora).
Os chopes custam de 10 a 16 reais (200 mililitros), 12 a 22 reais (310 mililitros) e 15 a 34 reais (500 mililitros). O Ambar oferece ainda cerca de 100 rótulos em garrafa.
Ambar Cervejas Artesanais
Rua Cunha Gago, 129, Pinheiros, tel.: (11) 3031-1274.
Terça e quarta, 18h/23h30;
Quinta e sexta, 17h/0h30;
Sábado, 15h/0h30;
Fecha domingo e 2a-feira.