Carioca radicado em SP há 11 anos, Bruno Alves deu aquela guinada na vida que muitos sonham mas não têm coragem de fazer. Largou a cargo de diretor de criação de uma importante agência de publicidade para se dedicar ao antigo prazer de cozinhar.
Desde então, passou pelos restaurantes Micaela e Le Bou, aventurou-se no extinto delivery de saladas orgânicas Eba! e criou também a hamburgueria itinerante Kød, que ganhou fama em eventos.
Agora, o cozinheiro de 35 anos faz sua estreia num ponto fixo na Rua Simão Álvares, em Pinheiros. Inaugurou no fim de junho o Kød, endereço de astral hipster que tem como chamariz hambúrgueres e steaks preparados na parrilla a carvão.
As primeiras visitas ao lugar revelaram uma vibe meio amadora, com itens do menu que acabavam no meio da noite e sugestões que constavam do cardápio apesar de já terem sido modificadas. Com o tempo, felizmente, as coisas foram se acertando.
Da grelha instalada nos fundos do ambiente saltam suculentos hambúrgueres de 160 gramas. De preço atraente, o elvis (20 reais; foto em destaque) traz queijo cheddar inglês e maionese de dill. Vale provar também hendrix (25 reais), com o mesmo cheddar mais picles de pepino, cebola-roxa e, o melhor, um incrível bacon caramelizado com açúcar mascavo.
Última criação a chegar ao cardápio, o sister rosetta (26 reais; foto) promete o dobro de cheddar, molho béarnaise, cogumelos refogados e cebola-roxa. Para acompanhar, prove os ótimos catchup e mostarda de produção artesanal própria. Aos avessos às carnes, a casa oferece uma versão de hambúrguer vegetariano, de grão-de-bico, cenoura e berinjela.
Os hambúrgueres competem em atenção com os steaks, que tem como diferencial o tempero além do sal-e-pimenta. Espécie de “fraldinha” da parte dianteira do boi, o flat iron (54 reais; foto) é pincelado com uma mescla de nove temperos (como páprica, anis-estrelado e chili) antes de ir para parrilla.
Quem aprecia bochecha, língua e timo pode se deliciar com a parrillada dos excluídos (39 reais). Também interessante é rabada tostada (42 reais) ao molho agridoce. Dos acompanhamentos, mire o maque choux (12 reais), receita cajun com milho tostado, pimentão vermelho e camarão seco.
Como os drinques são irregulares, prefira as cervejas artesanais da dinamarquesa To Øl (pronuncie-se ‘túl’) — que desenvolveu uma linha de cervejas para o Brasil —, como a IPA Nema (29 reais) e a ótima saison Amazaison (28 reais; foto).
Boa notícia para quem gosta de comer fora de hora: a cozinha do Kød funciona a tarde toda, sem intervalo. Antes que você se pergunte, o nome da casa significa ‘carne’, em dinamarquês.
Kød
Rua Simão Álvares, 49, Pinheiros, tel.: (11) 3360-8189.
Segunda e terça, 12h/22h30;
Quarta a sábado, 12h/23h30.
Fecha aos domingos.