Novidade, Croma Brewpub destaca-se pela interessante oferta de 15 chopes artesanais

Um desdobramento da expansão das microcervejarias por São Paulo é o surgimento cada vez mais frequente de brewpubs pela cidade. São bares que produzem e servem chopes próprios, caso do Goose Island Brewhouse, da Cervejaria Nacional e do What’s On Tap?.

Garante-se assim o frescor da bebida (geralmente não pasteurizada) e a liberdade para ousar nas receitas, já que a produção é em pequena escala, muitas vezes para consumo no próprio bar.

Ao time dos bons brewpubs da cidade juntou-se oficialmente em março o Croma, na Vila Madalena. A casa foi criada pelo paulistano Rodrigo Nogueira em sociedade com o cunhado Hector Aguilera, venezuelano radicado em São Paulo. Eles fundaram em 2017 a Croma Beer, que antes atuava como uma cervejaria cigana.

Num quarteirão mais tranquilo da Rua Harmonia, o Croma Brewpub tem como principal atrativo uma interessante oferta de chopes — muitos deles para bebedores já iniciados no universo das indias pale ale (IPAs) e das juicy IPAs (estilo onde aroma e sabor falam mais alto que amargor).

Uma boa escolha para iniciar a jornada etílica é a hey charlie (15 reais; 300 mililitros), pilsner de personalidade, bem seca, ao estilo das similares da República Checa. Uma gentileza da casa é permitir provar os rótulos antes de pedi-los.

Há 15 torneiras dedicadas às cervejas artesanais. Na rotativa oferta, torça para estar disponível a Croma Ponkan (22 reais; 300 mililitros), uma refrescante juicy APA (american pale ale) com tangerina poncã na receita.

Também bem saborosas são as juicy IPAs It’s me Nelson (24 reais; 300 mililitros), com a lúpulo neozelandês nelson sauvin, e a Sunshine (22 reais), com citra, amarillo e mosaic.

Para alegria dos lupulomaníacos, devotos do lema “quanto mais amargor, melhor”, foram engatadas nas torneiras duas belezinhas — a double juicy IPA 4 Billion Songs (22 reais), elaborada com uma combinação secreta de lúpulos, e a LightShift (22 reais), double IPA com citra e cashmere.

Uma das melhores provadas por lá foi a turrón (18 reais; 200 mililitros), ótima barley wine com coco queimado e consideráveis 12% de álcool.

Da cozinha, que não chega a empolgar, uma pedida para tapear a fome são as saborosas arepas de cubos de frango com páprica.

Por 45 reais, a casa oferece uma régua de degustação (foto) com 5 chopes a escolha (80 mililitros de cada um). Nos brewpubs não há desculpa para não se hidratar: a água é sempre free.

Croma Brewpub
Rua Harmonia, 472, Vila Madalena, tel.: (11) 98405-9781.
Terça a sexta, 17h/0h30;
Sábado, 12h/0h30;
Domingo, 12h/21h;
Fecha às segundas-feiras.

Foto do chope sendo tirado: Leonardo Galli/Divulgação



HIGHLIGHTS
Croma Brewpub

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Variada

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar