Conheça as criativas versões de negroni que despontaram na “Negroni Week”

Amantes do negroni, preparem-se: começa nesta 2a-feira (6/6) e segue até domingo (12/6) a Negroni Week, evento mundial nascido em 2013 para celebrar o clássico coquetel italiano criado em Florença, em 1919, pelo conde Camillo Negroni.

FrankNegroniEnvelhecidoSerá a segunda vez que São Paulo entra na festa, que no ano passado reuniu mais de 3.500 bares em 44 países. O número de casas paulistanas participantes saltou de doze, em 2015, para 46, em 2016 — quase quatro vezes mais. Cada bar escolhe uma instituição para doar um valor por cada negroni vendido durante os sete dias do evento.

De volta à moda de uns anos para cá, o negroni traz três partes iguais de gim, Campari e vermute tinto. Os endereços paulistanos, porém, prometem apresentar versões criativas a partir da receita original. Bem inusitada, por exemplo, é a da bacana lanchonete Meats (Jardins e Pinheiros). O jambugroni será preparado com vermute Carpano Classico infusionado com jambu, erva amazônica que causa sensação de dormência na boca.

Negroni_IciBistroAlguns lugares apostam nos negronis envelhecidos. No bar Frank, o premiado bartender Spencer Jr. irá apresentar um blend de negronis envelhecidos por 6 semanas em barris de amburana e de amendoim (foto). Também craque das coqueteleiras, Heitor Marin prepara no Ici Bistrô seu negroni envelhecido por oito semanas em barricas de carvalho (que pode ser levado para casa em garrafinhas de 160 ml; foto). No Isola Bar, será servido o corten, versão do negroni envelhecida em bálsamo.

O diferencial da receita do barmen Marcelo Serrano, do Brasserie des Arts, serão gotas do bitters de chocolate amargo Mozart. Ganhou o nome de  ‘negroni, piece of my heart’ a versão criada por Fabio la Pietra, do SubAstor. Traz gim infusionado com alcachofra mais Carpano Classico (30 ml), Campari (15 ml) e Cynar (15 ml).

NegroniNo novíssimo e agitado bar-restaurante MéZ, na Rua Mário Ferraz, no Itaim, o negroni daring terá um toque de Aperol. Dos mesmos donos do MoDi e também em Higienópolis, o Lambe-Lambe irá servir também o negroni “bianco”, com gim, vermute branco, licor Luxardo e bitters de grapefruit.

Negroni Week São Paulo
De segunda (6/6) a domingo (12/6).
www.negroniweek.com

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar