Na Barra Funda, Boteco de Manu atrai pelo ambiente, mas ainda marca bobeira na cozinha

Era grande a expectativa em torno do primeiro bar idealizado pela chef Manuelle Ferraz, do premiado A Baianeira. Num nostálgico casarão de esquina em plena Avenida Pacaembu, ela montou o Boteco de Manu, que se tornou um disputado endereço da Barra Funda.

A casa atrai pelo astral de um genuíno boteco e por oferecer uma generosa esplanada cheia de mesinhas ao ar livre, mas quem vai atrás dos inspirados petiscos à moda brasileira que deram fama à chef sai um tanto frustrado.

Os salgados, por exemplo, são triviais — o melhor deles, anote aí, é a minicoxinha de camarão, que leva um toque de requeijão mineiro (27 reais; quatro unidades; foto).

A chef nascida em Almenara, no Vale do Jequitinhonha (pertinho da Bahia), estampa no menu sua vibe um pouco mineirinha um pouco baiana, em sugestões como a codorna frita (30 reais) e o bolinho de acarajé (30 reais a porção).

Numa das visitas, porém, percebia-se um certo desleixo da cozinha. Em uma quarta-feira, às 9 da noite, o pão já havia acabado, o que impossibilitou os clientes de provarem o apetitoso sanduíche de linguiça com queijo derretido (28 reais; foto) e outras sugestões. Único prato, o mexidinho com ovo frito de gema mole (32 reais) também não pode sair, pois um dos ingredientes estava em falta.

Outra exemplo da irregularidade da cozinha foi o caldo do pinto (20 reais), feito com frango desfiado, legumes e mandioca (utilizada para engrossar o caldo), que estava encorpado na primeira visita, mas ralo no segundo teste.

Se o propósito for só beber, pelo menos os freezers verticais dão conta de manter as cervejas em garrafa de 600 mililitros no ponto, entre elas Original e Stella Artois (20 reais), Antarctica (16 reais) e a A Baianeira (27 reais) — esta uma boa american lager produzida pela cervejaria Catimba (SP).

Para ir embora feliz, prove o beijinho da sol (8 reais), elogiado docinho feito com coco ralado.

Boteco de Manu (@botecodemanu)
Rua do Lavradio, 235, Barra Funda.
WhatsApp: (11) 9-8867-3379.
Terça a sexta, 17h/23h30;
Sábado, 13h/23h30;
Fecha domingo e segunda.

Fotos da cerveja: Fabiana Kocubey/Divulgação.

.



HIGHLIGHTS
Boteco de Manu

Faixa de Preço: $
Tipo de Cozinha: Petiscos

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar