“Messi” da parrilla em SP, Santi Roig inaugura o ótimo Grindhouse Braserito, em Pinheiros

Durante nove anos, o assador Santi Roig comandou o bar La Borratxeria (antes chamado Underdog), na Rua João Moura, em Pinheiros. O endereço ganhou fama pela ótima comida callejera argentina e pelas polêmicas cheias de ironia amplificadas pelas redes sociais.

Neste ano, Santi saiu da linha de frente do La Borratxeria para trilhar um caminho independente. Foi assim que nasceu o Grindhouse Braserito, aberto em junho na Rua Lisboa, também em Pinheiros.

O que primeiro atrai o olhar no salão com bonitos desenhos de Fernanda Romão Clemente é o brilho das chamas numa ilha parrillera com 8 lugares de cada lado — uma autêntica experiência junto ao fogo.

Para criá-la, Santi diz ter se inspirado nos balcões orientais, que permitem um contato próximo com quem faz os preparos. Potentes coifas encarregam-se de deixar o ambiente o mais longe possível da fumaça produzida pela lenha.

Para abrir o apetite, vai bem a empanada (17 reais), que tem recheio criativo de matambre, guanciale (bochecha suína curada) e queijo da Serra da Canastra e vem escoltada de chimichurri caseiro.

No cardápio rotativo também podem aparecer a macia lula recheada, o montadito de polvo (52 reais) e a deliciosa pancetta al tigre (25 reais; foto). Para ficar no ponto, a barriga suína passa por três níveis de calor — fogo baixo, óleo para pururucar e defumação na lenha — e ganha por último um leche de tigre bem cítrico que eleva ainda mais o sabor.

Santi é um exímio assador de mollejas (87 reais), sem dúvida uma das melhores da cidade. Também leva os carnívoros ao paraíso a entraña (99 reais; foto), corte que lembra a fraldinha — só que mais suculenta e marmorizada. Super macia, é pincelada com manteiga caseira e vem acompanhada de pão e batata assada amassado no ferro de passar roupa incandescente (foto).

Outras carnes disponíveis no menu são ojo de bife (110 reais), costilla de cordeiro (149 reais) e assado de tira (125 reais).

Com poucos rótulos de vinho, a oferta etílica é mais generosa com a turma da cerveja e inclui a Patagonia Amber Lager (17 reais) e a Coyotero IPA (25 reais).

Nos almoços de quinta e sexta, a casa serve cardápio reduzido, com prato do dia e bife à milanesa de fraldinha (47 reais).

Para ocupar o balcão, é necessário fazer reserva (o link está no Instagram da casa). Quem for sem reserva pode ocupar as mesas na simpática varanda logo na entrada, à beira da calçada.

Grindhouse Braserito (@grindhouse_braserito)
Rua Lisboa, 346, Pinheiros.
WhatsApp: (11) 9-4884-6626.
Quinta a domingo, 12h/16h e 18h/23h;
Fecha de segunda a quarta.



HIGHLIGHTS
Grindhouse Braserito

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Autoral argentina

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar