Maripili e suas tentadoras tapas espanholas ressurgem em simpática esquina de Moema

Endereço espanhol conhecido pela boa cozinha e pelos preços camaradas, o Maripili está de cara nova. A casa deixou em março sua sede original, na Chácara Santo Antônio, onde funcionava desde 2009, e ressurgiu um mês atrás numa simpática esquina de Moema.

Nesta nova morada, um sobrado com mesinhas na varanda, o Marilipi mantém o propósito de se espelhar nas casas de tapas madrilenas. Desfilam pelo menu clássicos espanhóis bem executados, como tortilha de batata (21 reais), pan con tomate (15 reais), batatas bravas (24 reais) e o delicioso gaspacho (19 reais; foto), sopa fria de tomate, pepino e pimentão.

O único deslize entre as tapas provadas foram as mollejas grelhadas (38 reais), muito gordurosas. Por outro lado, uma fritura que vale a pena são as croquetas de rabada.

Entre os pratos principais, sobressaíram a bem-servida carrilada (bochecha bovina) cozida lentamente no molho de vinho tinto (59 reais; foto), que chega macia e suculenta na companhia de purê de batata, e a vistosa paella (163 reais, para dois; foto), com camarão, lula e mexilhão.

Na hora de bebericar, pode-se escolher entre uma cerveja da marca espanhola Estrella Galicia (19 reais), um tinto de verano (18 reais) ou uma garrafa do ótimo tinto crianza (149 reais) elaborado pela Bodegas Ramón Bilbao na prestigiada região de La Rioja.

Vá sem pressa. O serviço não é dos mais ágeis e algumas pedidas da cozinha podem demorar mais que o razoável, sobretudo nos fins de semana.

Uma boa notícia é o generoso horário de funcionamento. A casa abre todos os dias, sem intervalo, inclusive no jantar de domingo — horário em que a maioria dos restaurantes paulistanos costuma fechar.

Os donos do Maripili são os mesmos do Carmen La Loca, na Chácara Santo Antônio, e do Museo Veronica, este também em Moema.

Maripili (@restaurantemaripili)
Avenida Pavão, 764, Moema.
Telefone: (11) 3539-9724.
Segunda a domingo, 12h/23h30.



HIGHLIGHTS
Maripili

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Espanhola

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar