A Lei Seca americana terminou em março de 1933, mas sua lenda continua vivíssima. Prova disso é o sucesso do seriado Boardwalk Empire (que se passa naquela época) e o crescente número de speakeasies — os bares secretos que vendiam álcool durante a Prohibition Era — inaugurados mundo afora. Na última ida a Paris, pude conhecer um autêntico representante do gênero, o super concorrido Little Red Door, na região do Marais.
Como o próprio nome diz, seu pequenino salão de estilo lounge fica escondido ao lado de uma falsa porta vermelha. Para entrar, é preciso passar pelo crivo do segurança — mulheres e casais dificilmente são barrados (dei sorte e me infiltrei numa turma de amigas que chegaram ao mesmo tempo). Sempre cheio e com música animada, o lugar convida a paquera noite adentro.
A cargo de uma equipe de bartenders que trabalha a todo vapor, a carta de coquetéis traz treze receitas autorais bem interessantes (13 e 14 euros cada uma). Uma boa dica é o popelini (foto à dir,), cítrico e com um toque de canela. É preparado com o gim inglês Broker’s, fabricado por uma micro-destilaria perto da cidade de Birmingham. Completam a receita Aperol, xarope de canela, angostura, sucos de grapefruit e limão e bitters de grapefruit. Para quem prefere um trago mais potente vai bem esta releitura do clássico negroni: o vuela vuela. Traz mezcal, um primo da tequila, infusionada com açafrão mais Cynar e o ótimo vermute italiano Antica Formula.
Little Red Door
Rue Charlot, 60, Marais (Paris), tel.: +33 1 42 71 19 32.
Segunda a domingo, 18h/2h.
www.lrdparis.com.