Italiano Elea Forneria, um achado na Zona Norte, renova menu com tentadoras receitas

Um dos prazeres de quem escreve sobre a boa mesa em São Paulo é descobrir endereços que são verdadeiros achados fora do circuito gastronômico. É o caso, por exemplo, do Elea (pronuncia-se “eléia”), italiano na Água Fria, na Zona Norte, que merece uma visita.

Numa atraente esquina, o restaurante foi inaugurado pelos irmãos Enrico e Manuela Villela — ele cozinheiro autodidata com passagens pelo Borgo Mooca e o extinto Marcelino Pan y Vino e ela responsável pelos vinhos e pelo salão.

Uma das entradas, o crudo de gamberi (77 reais; foto) chegou recentemente ao menu junto com 10 novas sugestões. Traz lâminas de camarão-rosa in natura temperadas com limão-siciliano sobre queijo stracciatella banhado com azeite de cebolinha e polvilhado de pistache triturado.

Outra boa escolha para começar é o insuspeito bolovo de bacalhau (44 reais; foto), incrementado com tapenade de azeitona, que potencializa o sabor.

A lista de pratos principais também ganhou ótimas pedidas, como o espaguete alla chitarra com lulinhas na manteiga de ervas, atum cru e bottarga (79 reais); o pappardelle com pernil de cordeiro assado, manteiga de alho negro, coulis de hortelã e pinoli (84 reais; foto) e o arroz de polvo e chorizo à espanhola (92 reais), feito com o nobre arroz bomba.

Um dos orgulhos da casa é o caramelle (83 reais; foto), massa em formato de bombom, feita a mão, uma por uma. É recheada de ragu de copa lombo suíno ao pomodoro e traz como surpresa uma fonduta de coalhada de ovelha com um marcante toque ácido. Para finalizar, aparece o pangratatto (farofa de pão).

À noite, entram em cartaz pizzas com massa de longa fermentação e coberturas inusitadas, a exemplo da de pancetta curada, requeijão de corte, gorgonzola dolce e espinafre (67 reais) e da nova cipolla (65 reais), pizza branca que leva mussarela, requeijão de corte, cebolas tostadas e creme e melaço de cebola.

Entre os vinhos selecionados pela sócia Manuela Villela, cai bem num dia quente de verão o laranja gaúcho Casa Viccas (150 reais), elaborado com a cepa lorena.

Elea Forneria (@eleaforneria)
Rua Florinéia, 270, Água Fria.
Telefone: (11) 2667-2368.
Terça a quinta, 18h30/23h;
Sexta e sábado, 12h/16h e 18h30/0h;
Domingo, 12h/16h30;
Fecha às segundas-feiras.

Foto do crudo de camarão e da pizza: Plickes/Divulgação.



HIGHLIGHTS
Elea Forneria

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Italiana

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar