Firin Salonu muda de endereço e ganha novas receitas turcas com toques autorais

Um dos raros propagadores da cozinha turca em São Paulo, o competente chef Fred Caffarena resolveu concentrar seus endereços gastronômicos no mesmo conjunto comercial da Rua Heitor Penteado onde já funcionam o Kebab Salonu e a Esfiharia Kebab Salonu.

Ao fechar o Islak Burgers — casa de hambúrgueres à moda turca aberta no ano passado que não caiu no gosto dos paulistanos —, Caffarena decidiu trazer para perto das outras casas seu restaurante mais conceitual, o Firin Salonu, que funcionava a quatro quadras dali.

Neste primeiro mês, o Firin renasce com um cardápio reduzido e a ausência das pides, as apetitosas esfihas gigantes típicas da Turquia.

A primeira visita ao novo Firin Salonu causou ótima surpresa. O rotativo menu, com apenas cinco sugestões, reúne receitas turcas com toques autorais, como o kuymak (26 reais; foto).

Trata-se de um delicioso “aligot turco” preparado com queijo defumado e milho (e não com batata, como na receita francesa). É incrementado com pimenta fermentada de discreta ardência.

Outra entrada interessante é o pastirma (28 reais; foto), que combina três tipos de carne curada cortadas bem fininho — tradicional, de pato e de costela — mais manteiga fermentada.

Há sempre uma sugestão vegetariana entre os pratos principais. No dia da visita foi possível provar o trigo bulgur (39 reais; foto), também chamado de triguilho. É servido numa atrativa combinação com queijo Tulha, couve-flor grelhada, molho de escarola, ovo de gema mole e uma tuile de clorofila.

O prato mais vistoso é a picanha de cordeiro (56 reais; foto). Na medida para quem aprecia carne no ponto bem malpassado, é servida sobre risoni (macarrãozinho com formato de arroz) ao molho rôti e legumes caramelizados.

É bom ir com paciência, pois os pratos demoram um pouco para ficar pronto. Para beber, há vinhos como o tinto orgânico francês Domaine Les Ondines Côtes Du Rhône (120 reais) e chope do estilo IPA (12 reais; 300 mililitros) da cervejaria catarinense Schornstein.

Preste atenção ao horário de funcionamento.

A casa, idiossincraticamente, abre de quinta-feira a segunda-feira e fecha curiosamente às terças e quartas-feiras.

Firin Salonu (@firinsalonu)
Rua Heitor Penteado, 699, Sumarezinho.
Tel.: (11) 3864-8295 e 2373-9258.
Quinta, 19h/23h;
Sexta e sábado, 12h/16h e 19h/23h;
Domingo, 12h/17h;
Segunda, 18h/23h;
Fecha terça e quarta-feira.



HIGHLIGHTS
Firin Salonu

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Turca

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar