Em Perdizes, discreto restaurante Shakshuka seduz com receitas judaicas de tempero líbio

Na ativa desde 2001 numa rua tranquila de Perdizes, o centro cultural Centro da Terra abriga um restaurante que merece ter sua fama ampliada em São Paulo. Trata-se do Shakshuka, endereço único em sua categoria na cidade por servir receitas judaicas de tempero líbio.

A casa tem esta característica graças à proprietária Keren Ora Karman, que montou o menu a partir de receitas da mãe, Yaffa Admoni — que nasceu numa família judia em Trípoli, na Líbia; cresceu em Tel-Aviv e, já adulta, veio morar em SP.

De iluminação calculadamente baixa e atmosfera pacífica, o salão do Shakshuka é bem charmoso, decorado com piso de pedra portuguesa, cobogó e espelhos.

Servido em porção com seis unidades, o faláfel (18 reais) de formato redondinho e fritura bem sequinha é uma das boas sugestões para abrir o apetite.

O homus (32 reais) também faz bonito. Seu diferencial é chegar acompanhado de uma conserva de limão-siciliano, que dá um toque cítrico à pasta de grão-de-bico.

Outra ótima pedida é a versão com atum do hraime (41 reais; foto). Este prato da culinária norte-africana é elaborado com peixe cozido em molho saboroso e levemente picante que leva tomate, páprica, cominho, kümmel e filfeltchuma — condimento tradicional desta cozinha.

O filfeltchuma entra também no preparo da shakshuka (38 reais), prato composto de ovos escalfados em molho de tomate.

Além da receita tradicional (foto), há versões com batata dourada e queijo feta (52 reais); almondega de carne e hortelã (58 reais) e a ótima a versão de berinjela defumada, cúrcuma, amêndoa e coentro (44 reais; foto), uma criação brasileira.

Outras descobertas interessantes no menu foram a salada de espinafre com tâmara seca, cebola-roxa marinada e amêndoa torrada (36 reais), além de um drinque de acidez convidativa, o aracy (18 reais), preparado com Cynar, suco de limão e xarope artesanal de pera.

Sobremesa campeã de pedidos, a babka de canela ou de chocolate (16 reais a fatia; foto) pode vir acompanhada de sorvete de baunilha da gelateria artesanal Amollis.

Fique ligado: a casa não abre no fim de semana, somente de segunda a sexta (almoço e jantar).

Shakshuka (shakshuka.sp)
Rua Piracuama, 19, Perdizes.
Telefone: (11) 3675-1595.
Segunda a sexta, 12h/22h30;
Fecha aos sábados e domingos.



HIGHLIGHTS
Shakshuka

Faixa de Preço: $
Tipo de Cozinha: Judaica

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar