Dupla com passagem por bons restaurantes inaugura o italiano Grecco, em Pinheiros

Amigos desde a época em que trabalharam juntos em endereços como BottaGallo, Adega Santiago e Casa Europa, o chef Felipe Grecco e o sommelier Rafael Goulart resolveram juntar forças para abrir um negócio próprio. Em sociedade, inauguraram o Grecco Bar e Cucina.

O bar-restaurante ocupa há três meses um rústico imóvel na pequenina Rua Henrique Monteiro, em Pinheiros. Se o recortado espaço não é dos mais atrativos, a cozinha focada em receitas italianas e o atendimento simpático valem a visita.

Parte das matérias-primas, como legumes, frutas, tubérculos e embutidos, vem do sítio onde o chef mora, em Piracaia, no interior de São Paulo, e da vizinha Atibaia, onde comanda outro restaurante, o Grecco Cozinha Rústica.

A oferta de entradinhas mostra a vocação de bar do Grecco. Entre elas estão as cremosas croquetas de porco ao bechamel (36 reais; 6 unidades; foto), bem acompanhadas de maionese com um toque cítrico.

Uma grata surpresa provada nas visitas realizadas foi o tartar de pato caipira (47 reais; foto), servido com gema de ovo crua e porção de chips de batata.

“Nosso fornecedor cria as aves soltas num sítio e frutas que caem das árvores são parte da alimentação delas”, conta Rafael. Com isso, a carne da ave apresenta um sabor mais suave, com um discreto dulçor até. Completam a receita temperos como picles de pepino, alcaparra e mostarda.

Entre os pratos principais, destacam-se as massas de produção própria. Uma delas, o tonnarelli (49 reais; foto) ganha molho de tomate exemplar — pedaçudo, rústico e de acidez caprichosamente equilibrada. É finalizado com metade de uma burrata maçaricada.

O mesmo tonnarelli serve de base para o carbonara da casa (59 reais), que leva guanciale de produção própria, ovo caipira e o ótimo queijo da Tulha, produzido na fazenda Atalaia (SP). Um dos pontos altos da receita é o molho com cremosidade na medida. Só falta acertar o ponto do sal (numa das visitas, veio perfeito; em outra, faltando).

O Grecco prepara ainda um saboroso polpettone (58 reais), com um blend de carnes bovina e suína. Vem recheado de mussarela de búfala e ao molho de tomate, acompanhado de nhoque passado na frigideira para ganhar crosta crocante.

Dica: no almoço de terça a sexta-feira, o menu-executivo sai por 49 reais (entrada, prato e sobremesa). No centro do salão, uma adega envidraçada guarda cerca de setenta rótulos de vinho, selecionados pelo sócio Rafael Goulart.

Entre os tintos em taça estão o português Aldeias da Serra 2015 (27 reais), do Dão, e o ribera del duero espanhol Nuestro Roble 2015 (32 reais), que estagia seis meses em barricas de carvalho.

Grecco Bar e Cucina
Rua Henrique Monteiro, 47, Pinheiros, tel.: (11) 9-7693-2469.
Terça a sexta, 12h/15h e 19h30/23h30;
Sábado, 12h/17h e 19h30/23h30;
Domingo, 12h/17h.
Fecha às segundas-feiras.


HIGHLIGHTS
Grecco Bar e Cucina

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Italiana

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar