Dono do Yakitori, chef Takaaki Yasumoto inaugura o ótimo Tonkayah, no Paraíso

Dono do longevo Yakitori, que serve apetitosos espetinhos à moda oriental em Moema desde 1997, o chef Takaaki Yasumoto resolveu investir numa segunda casa em São Paulo. Ele inaugurou em março o Tonkayah, que aposta em sedutores preparos com carne suína.

Na Rua Afonso de Freitas, quase na esquina com a Rua Coronel Oscar Porto, no Paraíso, a simpática casa de visual transadinho tem projeto arquitetônico do expert Herbert Holdefer, de outros endereços paulistanos de destaque, como Casa do Porco, Sweet Secrerts e Fôrno.

Não tem nada melhor para atiçar a fome inicial que o supercremoso croquete de carne de siri de formato redondo (25 reais a unidade), que dá fácil para compartilhar.

Em seguida, para esquentar o programa, vale provar o saboroso butakimuti (85 reais; foto). A receita traz fatias fininhas de barriga suína salteadas com kimchi de acelga picante e cenoura em tirinhas.

Outra delícia, o butagoya champuru (49 reais) combina este mesmo corte suíno com ovo, tofu e uma variedade de melão amargo conhecida como goya, em japonês.

Anote aí: o Tonkayah serve um dos melhores tonkatsus de SP — filé de lombo suíno à milanesa carnudo, sequinho e crocante.

Ele aparece em receitas como o katsu karê (ao molho de curry; 79 reais) e o katsudon (75 reais; foto), este servido num bowl com quantidade farta de arroz mais ovo mexido com molho secreto da casa.

A oferta etílica reserva chope Estrella Galícia tirado nos conformes e uma lista de saquês nacionais e japoneses — da qual a oferta em doses deveria ser ampliada.

No almoço, o Tonkayah serve também teishokus —espécie de PF oriental —, que custam a partir de 79 reais.

Tonkayah (@tonkayah)
Rua Afonso de Freitas, 399, Paraíso, tel.: (11) 3889-0128.
Segunda a quinta, 11h30/14h30 e 17h30/22h;
Sexta e sábado, 11h30/15h e 17h30/22h;
Fecha aos domingos.



HIGHLIGHTS
Tonkayah

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Japonesa

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar