Com ambiente cheio de pompa, Il Carpaccio alia receitas italianas e badalação no Itaim

Desde que abriu as portas, no fim de junho, o Il Carpaccio converteu-se num dos endereços do momento no Itaim. É difícil passar em frente ao restaurante italiano inaugurado na Rua Jerônimo da Veiga e não reparar no constante burburinho que se forma logo na entrada.

A casa pertence a uma dupla antes mais conhecida nos Jardins — o restaurateur italiano Gianluca Perino e o chef paulista Ricardo Dicamargo, dos restaurantes Il Capitale (na Oscar Freire) e Fiaschetteria del Capitale (na Barão de Capanema).

No Il Carpaccio, a eletricidade da badalação impera no bonito e imponente salão principal (foto) — de pé-direito altíssimo, com 7 metros de altura —, equipado com um teto retrátil capaz de deixar o ambiente praticamente todo ao ar livre.

O menu não inventa moda. Aposta em receitas clássicas de diversas regiões da Itália. São bem executadas, mas uma cornetada é necessária — chegam com bem pouco sal, um deslize fácil de corrigir.

Foi o caso, por exemplo, do rigatoni à carbonara (96 reais; foto), com ovo caipira, pecorino romano e guanciale, que agradou pela ótima textura do molho mas precisava de mais sal para realçar o sabor.

Também desfilam pelo cardápio o espaguete cacio e pepe (98 reais) — outro clássico da culinária romana —, o agnolotti del plin (125 reais), típico do Piemonte, e o pappardelle ao cogumelo porcini (110 reais), esta uma especialidade toscana.

Uma receita tão simples quanto apetitosa provada por lá foi o fettuccine feito na casa ao molho de três tomates (86 reais).

Na oferta de entradinhas, não dá para escapar de provar uma das versões de carpaccio, prato que dá nome à casa. Entre elas estão a clássica (69 reais; foto) e a que leva a nobre azeitona italiana taggiasca (72 reais).

A casa reserva uma ótima surpresa aos entusiastas de coquetelaria. À frente do balcão está a talentosa Ana Gumieri, que apresenta na carta dez drinques autorais.

Não perca o laguna (44 reais; foto), que traz um interessante toque salino no paladar. É feito com jerez oloroso, Campari, vermute seco, cachaça envelhecida em jaqueira e salmoura de alcaparrone. Também muito equilibrado, o sereníssima (44 reais) combina rum com fatwash (técnica de infusão) de óleo de coco, jerez manzanilla e xarope de mel e camomila.

Il Carpaccio (@ilcarpacciorestaurante)
Rua Jerônimo da Veiga, 382, Itaim Bibi.
WhatsApp: (11) 9-5860-0920.
Segunda a quinta, 12h/15h30 e 19h/23h30;
Sexta, 12h/17h e 19h/23h30;
Sábado, 12h/17h30 e 19h/23h30;
Domingo, 12h/22h.



HIGHLIGHTS
Il Carpaccio

Faixa de Preço: $$$
Tipo de Cozinha: Italiana

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar