Claude Troisgros emplaca mais um sucesso no Rio, o adorável Chez Claude, no Leblon

Chef francês que fez do Rio de Janeiro a sua praia, Claude Troisgros segue expandindo seus domínios na cidade. No burburinho da Rua Conde de Bernadotte, no Leblon, ele emplacou sua sétima casa carioca, o Chez Claude, indiscutivelmente uma das melhores novidades gastronômicas surgida no eixo Leblon-Ipanema nos últimos meses.

CHEZCLAUDE5Curiosamente, esta nova empreitada do chef-celebridade (também do Olympe, CT Brasserie e CT Boucherie) ocupa o mesmo ponto do Roanne — primeiro restaurante de Claude no Rio.

Na reforma, a pequenina casa ganhou configuração arrojada. A cozinha fica literalmente no meio do salão e não há divisórias para as mesas, permitindo contato tête-à-tête com a brigada liderada por Jéssica Trindade — pupila de Claude e primeira mulher a chefiar a cozinha de uma casa do grupo.

CHEZCLAUDE3Doze receitas compõem o enxuto menu. Foram idealizadas para serem compartilhadas e por isso são servidas no centro da mesa, em louças de cerâmica ou travessas de ferro. Entre as entradas provadas, encantaram o creme de ovo mexido com caviar coberto por farofa panko (46 reais; foto) e o crepaze (34 reais; foto), um delicado crepe de mousse de espinafre ao molho suave de gorgonzola.

CHEZCLAUDE4Outro abre-alas tentador, o big ravióli (32 reais; foto) é um “raviolão” recheado de purê de mandioquinha mais manteiga noisette, pinoli e shoyu.

Destaques entre os pratos principais e uma das mais célebres receitas de Claude, o peixe banana (64 reais; foto) apresenta um sedutor contraste entre doce e salgado. No dia da visita, trazia postas de pirarucu numa caramelada combinação de banana-da-terra, passas e coentro.

CHEZCLAUDE6Fez bonito também a costeleta de cordeiro (66 reais; foto). É servida com mini-nhoque ao molho de tomate, azeitona, alcaparra, farofa panko puxada no azeite e aliche na medida (que, felizmente, não asfixia os sabores dos outros ingredientes).

O risoto al dente de camarão (68 reais), coberto por espuma de cogumelos trufada, é saboroso, mas peca pela pouca quantidade de camarão.

CHEZCLAUDE2Como a casa não tem carta de vinhos (só os oferece em taça), compensa levar a própria garrafa e pagar 42 reais de taxa de rolha. Vá com paciência. São só 14 mesas e por isso a espera organizada pela simpática hostess Fernanda é garantida.

Em tempo: o irrequieto Claude Troisgros acaba de inaugurar (27/4) mais uma casa no Leblon, a ótima brasserie Le Blond, na Ataulfo de Paiva, 1321.

Chez Claude
Rua Conde de Bernadotte, 26, Leblon (Rio de Janeiro), tel.: (21) 3579-1185.
Segunda a sábado, 18h30/0h;
Fecha aos domingos.
(Não faz reserva; o atendimento é por ordem de chegada).



HIGHLIGHTS
Chez Claude

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Variada

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar