Charlô Bistrô reabre nos Jardins com preços moderados e atmosfera mais descontraída

Querida personalidade gastronômica de São Paulo, Carlos Whately, o Charlô, finalmente reabriu seu conhecido restaurante na Rua Barão de Capanema, nos Jardins — espantando rumores que a casa teria se curvado à pandemia depois de tanto tempo fechada ao público.

Após dez meses de reforma (a maior em 33 anos de funcionamento do lugar), o banqueteiro e o sócio Felipe Sigrist apresentaram a nova versão do Bistrô Charlô, agora também uma rotisserie.

O endereço voltou à ativa em meados de outubro (18/10) em apenas um dos imóveis que ocupava anteriormente. Deixou de lado o ar empertigado e os preços altos e ressurgiu com atmosfera mais alegre e descontraída — e mais parecido com um bistrô.

Em sintonia com o novo conceito, Charlô turbinou a oferta de entradinhas para compartilhar. Chegaram sugestões como o apetitoso minissanduíche de pernil desfiado com salsa verde montado no pão de hokkaido (38 reais; foto) — um pão de leite bem macio.

Há ainda bons croquetes de pastrami desfiado (38 reais), terrine de campagne com geleia e picles (59 reais), espetinhos de camarão empanado com maionese de raiz-forte (42 reais) e polvo ao vinagrete (42 reais).

Aos antigos sucessos da cozinha, como o bacalhau à brás (65 reais) e o picadinho com couve, banana e ovo poché (65 reais), somaram-se pratos a exemplo do tentador arroz de polvo (52 reais; foto), puxado no vinho tinto e coberto por crisp de alho poró.

Outra ótima novidade é o brisket (89 reais; foto). Estrela nos eventos do Buffet Charlô, o corte extraído do peito bovino ganhou espaço no cardápio do restaurante. Defumado lentamente, é servido sobre um interessante contraste de sabores: cebola caramelizada, batata-doce e molho de mostarda de Dijon.

Nos fins de semana, quando a varanda da entrada convida a um vinho no meio da tarde, entram no menu as ostras de Santa Catarina (70 reais) e o clássico moules & frites (mexilhões com batata frita; 69 reais).

Para fechar a visita, dê um pulo na vitrine de sobremesas. Estão ali, entre outras tentações, a torta mousse de chocolate belga (32 reais a fatia) e o bolo de nozes (foto).

Fique ligado: por causa da feira na rua, a casa não abre para o almoço nas quintas-feiras.

Charlô Bistrô e Rotisserie (@charlo.bistro)
Rua Barão de Capanema, 454, Jardins, WhatsApp:  (11) 96331-5709.
Segunda a quarta, 12h/15h e 19h/23h;
Quinta, 18h/23h (não abre no almoço);
Sexta, 12h/15h e 19h/23h30;
Sábado, 12h/16h30 e 19h/23h30;
Domingo, 11h/17h.

Fotos do ambiente, do picadinho e do bolo: Divulgação.



HIGHLIGHTS
Charlô Bistrô e Rotisserie

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Variada

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar