Célebre boteco Original, em Moema, ganha bar secreto Câmara Fria no piso superior

Conhecido por servir um dos melhores chopes da cidade e lançar a moda dos botecos chiques em SP, o bar Original foi a primeira casa aberta pela hoje poderosíssima Cia. Tradicional de Comércio. Mais de 20 anos depois da inauguração, em 1996, o célebre boteco de Moema volta a ser notícia em grande estilo. No lugar onde ficava um nostálgico relógio de ponto, uma das atrações da decoração do bar, surgiu uma misteriosa porta de câmara fria. Fake, é claro.

camarafria60Ao atravessá-la e subir um lance de 22 degraus, chega-se ao mais novo lançamento da CiaTC: o bar Câmara Fria, inaugurado há quase duas semanas (17/11). Trata-se do primeiro speakeasy da cidade focado em chopes e cervejas artesanais.

O novíssimo endereço ocupa todo o piso superior do Original. Tem iluminação difusa, atmosfera rústica e uma cativante trilha sonora ambiente de música brasileira. No balcão de quinze lugares alinham-se dez torneiras de chope. A oferta de rótulos, porém, é um tanto engessada por amarras comerciais. Nove dos dez chopes disponíveis são da Wäls, premiada cervejaria mineira comprada pela AmBev (que sempre foi grande parceira nos projetos da CiaTC, como Astor, SubAstor, Pirajá, ICI Brasserie, Bráz Pizzaria, Bráz Trattoria e Lanchonete da Cidade).

camarafria4Por outro lado, será o único bar da cidade a oferecer regularmente os chopes da Wäls, que promete lançar suas novidades ali e fazer experiências com cervejas envelhecidas em barril. Atualmente é possível provar no Câmara Fria, entre outros, o pilsen X Wäls, o caramelado Wäls Dubbel, a parruda imperial IPA Niobium e o torrencialmente alcoólico Wäls Quadruppel, com 11% de teor alcoólico. Uma coisa bacana é que todos os chopes podem ser pedidos também em copo americano de 150 mililitros (de 7 a 13 reais cada um), para provar. Os em copo maior, de 250 ml, custam entre 10 e 18 reais cada um.

A casa vende ainda os chamados growlers (35 reais), garrafões retornáveis de vidro de quase dois litros para quem quiser levar um dos chopes para casa, e cervejas das marcas  Colorado, Goose Island, Blondine, Jeffrey e Way.

camarafria3Na seção de petiscos, destacam-se as coxinhas que sobem de hora em hora do Original (12 reais; duas unidades) e as pizzas com a mesma massa da vizinha Bráz preparadas ali em forno a gás no tamanho brotinho (23 reais cada uma), de quatro pedaços. Prove a de linguiça calabresa (foto) incrementada por pimenta-biquinho e tomate-cereja.

Antes de ir embora, recomenda-se seguir o nono dos dez mandamentos do bar (foto), fixado numa das paredes: “Recomendamos que, na saída, você desça as escadas com moderação”.

Câmara Fria
Rua Graúna, 137, Moema (piso superior do Original), tel.: (11) 5093-9486.
Terça e quarta, 18h/2h;
Quinta a 
sábado, 18h/3h;
Fecha domingo e 2a-feira.

 

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar