Parecia uma moda passageira, mas as casas de lámen que se multiplicaram por São Paulo em 2016 seguem lotadas mesmo depois da febre inicial. Agora é a vez de uma gigante do segmento instalar-se por aqui: a Ikkousha, inaugurada no começo deste ano na Liberdade.
É a primeira filial brasileira desta rede japonesa com unidades em dez países, como Austrália, China, Indonésia, Singapura, Tailândia e Estados Unidos.
No mais badalado quarteirão da Rua Thomaz Gonzaga, o endereço tem como chamariz um caldo de lámen chamado tonkotsu, típico de Hakata — distrito da cidade portuária de Fukuoka, no sul do Japão. Preparado com osso suíno cozido lentamente, é mais encorpado e de sabor mais marcante que os caldos tradicionais.
O lámen (foto) tonkotsu é servido macarrão de produção própria mais fino, também à moda de Hakata. Acompanha fatias de chuashu (copa lombo), cebolinha e cogumelo kikurage. Custa 33 reais (o grande) e 20 reais (o pequeno) e pode-se acrecentar mais chuashu (3 reais) ou ovo cozido (2 reais).
Na visita realizada, a melhor versão provada foi o tan tan tonkotsu (34 reais; foto), com carne suína moída e chingensai (acelga chinesa) mergulhados no caldo. Nele, o caldo tonkotsu é incrementado com óleo de gergelim e um toque picante. Para quem gosta de ardência de verdade, a sugestão é o god fire (34 reais), que pode ser pedido com quatro níveis de grau de pimenta (normal, muito, super e mega).
Muita gente não sabe, mas caso sobre caldo na tigela, é possível pedir refil do macarrão (5 reais).
Antes dos lámens, vale provar os mini-guiosas de massa delicada e recheio de carne suína (12 reais; 5 unidades; foto). Fique ligado: a casa tem horário de fechamento austero no jantar, às 21h45.
Ikkousha Liberdade
Rua Thomaz Gonzaga, 45-E, tel.: (11) 3132-6033.
Terça a sábado, 11h/14h45 e 18h/21h45;
Domingo, 11h/14h45 e 18h/20h45;
Fecha às segundas-feiras.
HIGHLIGHTS
Ikkousha
Faixa de Preço: $
Tipo de Cozinha: Oriental