Caracolla, na Vila Nova Conceição, projeta-se como um dos melhores vegetarianos de SP

Autora do livro Divina Alquimia, no qual reúne mais de 100 receitas veganas ilustradas com fotos, a chef Patricia Helú inaugurou um dos melhores endereços especializados nesta cozinha surgidos em São Paulo nos últimos tempos — o Caracolla, na Vila Nova Conceição.

De ambientação moderninha, o restaurante está instalado no térreo de um dos novos prédios residenciais na Rua Dina — uma estreita via em formato de ‘L’ com acesso pela conhecida Rua João Lourenço.

O cardápio do Caracolla, com sugestões vegetarianas e veganas, comprova como é possível substituir a carne sem abrir mão do sabor e do tempero de gostinho caseiro.

O cheeseburger vegetariano de tofu e cogumelo porcini (R$ 52,80; foto) está entre os melhores da cidade nesta categoria. Montado no pão brioche bem macio, vem com queijo prato (ou vegano) derretido e saborosa cebola caramelizada.

Também é surpreendente o “tartar” da casa (52,80 reais; foto), que imita bem o original na apresentação e no sabor. É preparado com cenoura assada e ganha temperos como páprica defumada, mostarda em grãos e ervas frescas. Acompanha salada de folhas verdes e pão de fermentação natural.

São três os destaques entre os pratos principais. O nhoque de raízes (62,80 reais; foto) é um deles. Bem leve, sem farinha nem batata, a massa sem glúten é preparada com mandioquinha, batata-doce e inhame assados. Recheada com ricota temperada, é dourada na frigideira em manteiga de macadâmia e finalizado com molho branco de leite de castanhas.

Outra boa pedida é quibe labanie (62,80 reais; foto), inspirado na tradicional receita árabe. Aqui, o areado quibe assado de quinoa vermelha e abóbora é recheado de cebola caramelizada e servido sobre coalhada de castanhas com toque cítrico.

Também não dá para perder a italiana melanzane (62,80 reais), lasanha montada com fatias bem fininhas de berinjela assada, molho de tomate artesanal e bechamel. Chega à mesa fumegante e pode ser gratinada com queijo grana padano ou, na versão vegana, com parmesão de castanhas.

A carta de drinques, assinada por Fabio La Pietra, combina drinques com e sem álcool. No segundo time está o caracolla ice tea (16,80 reais), preparado com ginger beer feita na casa, mel e um tantinho de limão.

Nos fins de semana, a casa serve brunch à la carte, das 9 da manhã até as 5 da tarde.

Caracolla (@cara.colla e @patriciahelu)
Rua Dina, 76, Vila Nova Conceição.
Telefone: (11) 9-7545-0876
Terça a sexta, 12h/16h e 19h/22h30;
Sábado, 9h/17h e 19h/22h30;
Domingo, 9h/17h;
Fecha às segundas-feiras.
Menu: caracolla.com.br



HIGHLIGHTS
Caracolla

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Vegetariana

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar