Endereço propício à paquera e com agenda de bandas e DJs de 5a a sábado, o bar. é um dos poucos endereços com este perfil na cidade a dar atenção também à gastronomia e à coquetelaria. Na badalada Rua Joaquim Antunes, a casa do chef Marcos Lee acaba de lançar sua mais inusitada versão de hambúrguer, que leva carvão vegetal na receita. Sim, carvão!
O carvão não entra exatamente na composição da carne, mas é usado na fabricação do pão de brioche (feito lá mesmo) e da maionese caseira. Para criar a maionese de carvão, por exemplo, faz-se uma infusão de carvão incandescente em gordura, que é depois batida no liquidificador, coada e então adicionada a uma receita normal de maionese. O resultado, acredite, tem um interessante sabor que remete ao aroma de cinzas.
Para preparar o pão de brioche, usa-se o mesmo processo, porém a infusão é em manteiga. Completam a receita do “hambúrguer de carvão” — que custa 39 reais e é servido numa minichurrasqueira — um blend de queijos gouda, emmental e prato mais tempurá de rúcula com sal de carvão. Dica: peça mais maionese de carvão para complementar o sanduíche, que, naturalmente, tem um gostinho defumado.
Outro lançamento do bar. é um rótulo exclusivo de cerveja (foto), em parceria com a cervejaria paulistana SOB – Son of a Beer. Trata-se de uma red ale com 5,5% de álcool cuja particularidade é receber zimbro hidratado no gim durante a brasagem a frio (perceptível no aroma e no sabor). A garrafa, de 600 mililitros, custa 26 reais.
Fique ligado também na carta de coquetéis, executada pelo bartender Marcos Felix (foto), que recentemente se sagrou campeão da etapa brasileira do campeonato de coquetelaria World Class 2016. Ele irá representar o Brasil na finalíssima global, em setembro, em Miami. Seu negroni envelhecido em umburana (33 reais) pode ser levado para casa numa charmosa garrafinha (70 reais; 150 mililitros; foto).
bar.
Rua Joaquim Antunes, 248, Jardim Paulistano, tel.: (11) 3061-3810.
Terça e quarta, 19h/0h;
Quinta, 19h/1h;
Sexta e sábado, 19h/2h.