O complexo gastronômico Eataly já anunciou sua primeira unidade na América Latina em São Paulo, mas a rede italiana acabou hasteando sua bandeira antes em Itu, a 100 quilômetros da capital. A cidade dos exageros ganha nesta 4a-feira (3/9) uma filial da Maccaroneria di Gragnano, restaurante com matriz em Turim que compõe o império criado pelo chef Mario Batali.
Fui antes da abertura conhecer o espaço, que certamente irá despertar curiosidade de muitos paulistanos que passam o fim de semana na região. Vizinho ao Condomínio Terras de São José (fica próximo à portaria Norte), o imóvel tem 600 metros quadrados e foi construído especialmente para abrigar a franquia.
No salão principal, com imponente pé-direito de 8 metros, destacam-se uma foto da baía de Nápoles, com o vulcão Vesúvio ao fundo, e prateleiras repletas de produtos italianos à venda — uma das marcas das casas sob a bandeira Eataly. O bonito espaço também abriga uma agradável varanda na entrada, sorveteria, cafeteria e, no mezanino, adega climatizada e sala para cursos de culinária.
As massas secas são do Premiato Pastificio Afeltra (de Gragnano, cidade vizinha a Nápoles) e podem ser combinadas a seis tipos de molho. Entre os pratos elaborados com massas frescas, produzidas lá mesmo, estão a lasanha à bolonhesa e o tagliatelle ao ragu de cordeiro. O chef Maurizio Magistrini Spinelli irá preparar também vitelo tonnato (vitelo fatiado com maionese de atum), entrada típica do Piemonte; espaguete à carbonara (foto à esq.) com guanciale (bacon preparado com as bochechas do porco) e pizzas individuais assadas em forno a lenha. Os discos de borda alta e massa fina são feitos sob a orientação de um chef pizzaiolo italiano.
A Maccaroneria abre de 5a-feira a domingo para almoço e jantar, sem intervalo. Os demais dias, fique atento, têm horários diferenciados: às 2as-feiras, o restaurante abre só no almoço e, às 4as-feiras, funciona apenas no jantar. Fecha às terças-feiras.
Maccaroneria di Gragnano
Rua Professor José Benedicto Gonçalves, 40, Itu, tel.: (11) 4024-2791.
Segunda, 10h/15h
Quarta, 15h/22h30
Quinta a domingo, 10h/último cliente
Fecha na terça
Carlos José Scalet
Vai ser um prazer conhecer e experimentar seus pratos, felicidades.
Rodrigo
Vá com bastante paciência. 10 minutos pra receber o menu, mais 10 pra fazer o pedido e mais 30 pra eu perder a paciência e ir embora sem comer nada. Clássico exemplo de como um belo projeto vai pro ralo por pequenos descuidos e falta de tato para com o cliente.
Marco
So coisas boas