Ex-SubAstor, Rogério Frajola inaugura bar Sylvester junto com a turma do Paramount

Tirar a gravata dos coquetéis, como se diz na gíria, e levá-los para um boteco com preços amigáveis foi uma boa sacada do barman Netinho ao criar o Paramount. O endereço, aberto em 2016, foi prontamente convertido no mais festejado pé-sujo de drinques da cidade.

De lá para cá, motivados pelo êxito do Paramount (atualmente fechado pela Prefeitura e em busca de um novo ponto), Netinho e sua patota inauguraram mais dois endereços parecidos: o Majestic, na Vila Madalena, e o Carlton, em Pinheiros.

Partem agora para uma quarta empreitada, o bar Sylvester, que abriu as portas no início de julho na Rua Maria Carolina, em Pinheiros. A nova casa difere-se um pouco das anteriores pela atmosfera mais comportada e ausência de mesas na calçada.

Seu principal chamariz é a presença atrás do balcão do competente, hospitaleiro e low profile bartender Rogério “Frajola”, que trabalhou por 16 anos nos bares SubAstor e Astor — Sylvester, aliás, é o nome de batismo em inglês do gato do desenho animado Frajola e Piu-piu (ou Sylvester and Tweety).

Seis drinques autorais de Frajola (26,90 reais cada um) incrementam o menu. Uma das boas criações é o vegetable negroni (foto). Nele, o vermute tinto Carpano Classico e o Campari ganham a companhia de tequila com infusão com beterraba (que entra no lugar do gim da receita original).

Fez bonito também o cítrico e equilibrado piocerá (foto), combinação de gim inglês, suco fresco de caju, xarope de hibisco, suco de limão-taiti e o licor francês de ervas Chartreuse Amarelo.

Para quem aprecia coquetéis com toque de café, o sylvester daiquiri (foto) leva rum cubano Havana 3 anos, sucos de limão-cravo e tangerina e um xarope de café que aparece sabiamente com discrição no sabor, sem tomar conta da receita.

Frajola também manda bem na execução das dezenove receitas etílicas clássicas (25,90 cada uma), como martinez, old fashioned, boulevardier, sazerac, fitzgerald, sidecar e o ótimo hanky panky (foto), com gim, vermute tinto e Fernet Branca.

Sem o mesmo capricho dos drinques, a cozinha do Sylvester apenas cumpre tabela.

Para tapear a fome, há sugestões como o canapé misto de rosbife, salmão defumado e rosbife na torrada de pão de fôrma (19,90; seis unidades) e frituras que faziam sucesso no Paramount, como os dadinhos de tapioca (12,90 reais; 5 unidades).

Sylvester Bar
Rua Maria Carolina, 745, Pinheiros, tel.: (11) 3034-1268.
Segunda a sexta, 17h/0h;
Sábado, 12h/0h;
Fecha aos domingos.



HIGHLIGHTS
Sylvester Bar

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Variada

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar