[SP] Vila Madalena ganha o descolado bar Van der Ale, que produz os próprios chopes

Saturada de bares sem personalidade, a Vila Madalena foi ofuscada nos últimos anos pelo boom de endereços legais que surgiram em Pinheiros. Ainda assim, mesmo que raramente, pintam na Vila Madá endereços que merecem registro. É o caso do bar Van der Ale, que se instalou em março na esquina das ruas Aspicuelta e Girassol, onde era o Aé Sagarana.

VANDERALE3A casa surgiu da sociedade entre o mineiro Paulo Leite (dono do ponto e também do bar Empório Sagarana) com a turma da Van der Ale, cervejaria que surgiu como hobby em 2013 e se transformou neste bar que produz os próprios chopes.

Agora de astral mais urbano e alternativo, o espaço ganhou grafites, dois fliperamas (3 reais a ficha) e arquibancada para quem quiser bebericar bem largadão. Da rua é possível avistar, no piso superior do imóvel, o maquinário usado para produzir os chopes.

VANDERALE2Das 31 torneiras de chope, divididas em dois balcões, jorram sempre três criações da Van der Ale, com destaque para a equilibrada e turva american pale ale Judas Boots (foto) e a sazonal Acapulco Session IPA (17 reais; 300 mililitros), que leva os lúpulos cítricos americanos summit, cascade e citra.

A rotativa seleção etílica inclui ainda a lupulada mineira Backer Tommy Gun Imperial IPA (19 reais; 300 ml), a belga La Trappe Quadrupel (29 reais) e a boa gaúcha Coruja India Pale Lager (19 reais).

VANDERALE5A casa produz também um interessante ginger ale (refrigerante à base de gengibre) chamado gengiskan (6 reais; 300 mililitros). Sucesso remanescente da época do Aé Sagarana, os hambúrgueres continuam no cardápio, porém em duas versões, de 100 e de 180 gramas. Prove o jaguar (25 ou 30 reais, dependendo do tamanho do hambúrguer; foto), com pão negro, cheddar e cebola caramelizada.

Van der Ale
Rua Aspicuelta, 268, Vila Madalena, tel.: (11) 3034-0853.
Terça a sexta, 17h/1h;
Sábado, 14h/1h;
Domingo, 14h/22h;
Fecha às 2as-feiras.



HIGHLIGHTS
Van der Ale

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Brewpub

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar