O chef-celebridade Olivier Anquier estreou nesta semana (29/8) seu novo e aguardado restaurante paulistano. Junto com o irmão Pierre e mais três sócios também franceses, inaugurou o Esther Rooftop, montado na cobertura do Edifício Esther, na Praça da República. Curiosamente, Anquier morava neste mesmo imóvel — instalado no 11º andar do prédio inaugurado em 1938 no centro de SP — antes de transformá-lo num restaurante.
Tido como o primeiro edifício modernista da cidade, o Esther carrega boas histórias. Consta que Di Cavalcanti morou ali e que o subsolo abrigou a extinta boate Oásis (frequentada por Assis Chateaubriand) e reuniões que culminaram com a criação do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Em 1990, foi tombado pelo Condephaat.
De linhas modernistas, o estiloso restaurante tem como ponto alto uma varanda ao ar livre toda envidraçada, que valoriza a incrível vista para a Praça da República. Destaca-se ainda o bar de formato triangular, bem no meio do salão.
Também sócio, o chef francês Benoit Mathurin é quem cuida da cozinha. Entre os petiscos e entradas, vale prestar atenção nos rolinhos crocantes de lagostim (40 reais a porção com 6 unidades) e nas sardinhas grelhadas (25 reais; foto).
Na lista de pratos principais aparecem uma portentosa costela de porco ao forno (52 reais); rim e timo bovinos com musseline de batata, shiitake e aspargo (48 reais); ensopado de peixe e frutos do mar thai (72 reais); e uma saborosa bochecha de porco cozida por três horas (52 reais; foto) e servida com batatinhas assadas.
No almoço de segunda a sexta-feira, a casa oferece menu-executivo por 59 reais, com entrada, prato principal e sobremesa. A tímida lista de coquetéis relaciona clássicos como gim tônica e negroni (25 reais; foto) e uma amalucada e açucarada versão de mojito com rum cubano envelhecido, creme de frutas e bala confete (28 reais).
Fique ligado: a casa não tem manobrista e os estacionamentos vizinhos fecham no máximo às 23 horas. Prefira ir de metrô (em frente) ou de Uber.
Esther Rooftop
Praça da República, 80, centro, tel.: (11) 3256-1009.
Segunda a sexta, 12h/15h e 18h/23h;
Sábado, 12h/1h;
Domingo, 12h/18h.
Crédito das fotos: Leo Feltran/Divulgação