Queridinho dos cariocas, Gurumê estreia sua primeira unidade em São Paulo, em Pinheiros

Desde que abriu as portas, em 2014, o Gurumê projetou-se como um dos restaurantes japoneses mais adorados pelos cariocas, com inescapáveis filas de espera. Com toda esta moral, a casa expandiu-se rapidamente pelo Rio, onde possui hoje sete endereços.

Agora, a marca faz sua estreia em São Paulo. A primeira unidade paulistana foi inaugurada duas semanas atrás (24/9) na região do Baixo Pinheiros. Num imóvel de pé-direito alto e ambiente transado na Rua Natingui — no mesmo quarteirão dos restaurantes Teus e Votre Brasserie —, nasceu o já concorrido Gurumê São Paulo.

O menu é similar ao da matriz e, como no Rio, caracteriza-se pela boa relação preço-qualidade. Aos paladares mais exigentes, vale a ressalva que a dupla dinâmica salmão e atum predomina na maioria das sugestões.

Para abrir os trabalhos, caem bem a pipoca (tempurá) de camarão acompanhada de maionese picante da casa (47 reais a porção) e o ceviche nikkei de salmão (39 reais, individual; foto), com molho de limão, laranja, tangerina, gengibre, shoyu e pimenta dedo-de-moça.

Entre as invencionices que funcionam está o hot roll gurumê (53 reais; 8 unidades; foto), um roll de salmão empanado com flocos de cereais e coberto por salmão batidinho, ovas de massago, molho teriyaki e um leve toque de azeite trufado.

Guarde apetite também para os niguiris especiais oferecidos em duplas, como o de salmão coberto por laranja maçaricada ao Cointreau (34 reais), o de atum, foie gras e lâmina de maçã verde caramelizada (45 reais; foto) e o niguiri de graúda vieira canadense com azeite trufado (sempre ele!), que também sai por 45 reais.

No cardápio, há também uma seção de iguarias, que inclui sushis de bluefin (atum nobre espanhol), uni (ovas de ouriço), ikura (ovas de salmão), lagostim e enguia.

Como sugestão para compartilhar, vale apostar no combinado do chef de 20 peças (159 reais) ou 40 peças (269 reais, para duas pessoas), no qual os sushimen podem exercitar a criatividade e incluir criações que não constam do cardápio.

Para bebericar, vai bem e não pesa tanto no bolso a generosa dose de saquê Hakushika Honjozo (36 reais), da linha mais popular da marca japonesa.

Gurumê São Paulo (@gurume_oficial)
Rua Natingui, 1536, Pinheiros.
Telefone: (11) 4750-1650.
Segunda a quinta, 12h/15h30 e 18h30/23h;
Sexta e sábado, 12h/0h;
Domingo, 12h/22h.



HIGHLIGHTS
Gurumê São Paulo

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Japonesa

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar