Inoxidável, Tanaka San é uma joia rara da cozinha japonesa tradicional em Moema

Conhecida pelos inúmeros japas de rodízio, Moema abriga também, surpreendentemente, uma joia da cozinha japonesa tradicional em São Paulo. Trata-se do Tanaka San, que funciona desde 1996 — isso mesmo, há 27 anos! — num reservado imóvel na Avenida Juriti.

A casa segue olimpicamente inoxidável graças a presença atrás do balcão de seu camisa dez, o septuagenário sushiman japonês Toshio Tanaka, que comanda a casa ao lado da mulher, a fiel escudeira Helena, responsável pelo atendimento.

Antes de abrir em São Paulo, Toshio e o irmão Yasuto marcaram época no Rio, onde chegaram a ter vários endereços e fãs de carteirinha como a apresentadora Xuxa. Aliás, a caricatura do Sr. Tanaka que alegra o menu, assinada pelo consagrado cartunista Ique, é uma recordação daquela época.

Espere encontrar nesta casa de Moema toda a alma dos antigos endereços japoneses da Liberdade. Está tudo lá: o atendimento cerimonioso, o ambiente prosaico, os preços que às vezes assustam, a oferta de iguarias e a nobre e discreta arte do preparo dos sushis.

Depois de provar uma das entradinhas, como guioza (40 reais), nirá (35 reais) ou bardana (35 reais), mire o uramaki de atum temperado com pimentas japonesas (200 reais; foto). É feito em tamanho gigante e por isso leva uma quantidade bem maior de peixe.

A principal atração do cardápio são, sem dúvida, os sushis e sashimis de cortes precisos do mestre Tanaka, elaborados com peixes e frutos do mar de alta qualidade atrás do balcão à moda antiga.

Na seleção de sushis (a partir de 210 reais; 10 unidades) e nos combinados (a partir de 250 reais) podem aparecer ótimos cortes de atum, robalo com toque cítrico de limão, o intenso serra em fatias que quase derretem na boca, sushi de vieira japonesa e iguarias como enguia (foto), ovas de ouriço (uni) e água viva.

Em sintonia com o espírito low profile da casa, a carta de bebidas reúne pouquíssimas sugestões de saquê (a partir de 45 reais a dose) e cervejas como Bohemia, Cerpa e Kirin — trazidas cuidadosamente pela Sra. Helena, com sua simpatia de poucas palavras.

Na contramão dos endereços da moda, aqui tudo é feito com paciência, para saborear devagarinho. O estacionamento, tal qual nos velhos tempos, é cortesia.

Tanaka San
Avenida Juriti, 324, Moema.
Telefone: (11) 5051-2731.
Terça a sábado, 18h/23h;
Domingo, 12h/16h e 18h/22h;
Fecha às segundas-feiras.



HIGHLIGHTS
Tanaka San

Faixa de Preço: $$$
Tipo de Cozinha: Japonesa

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar