Novidade promissora, Bar dos Cravos leva coquetelaria de ponta para região do Paraíso

Criador de bares que marcaram época na Vila Madalena, como Filial, Genésio e Genial, Arnaldo Altman está de volta à boêmia. Numa ruazinha tranquila no Paraíso — e, portanto, distante do bairro onde emplacou seus célebres endereços —, ele inaugurou no início de maio o Bar dos Cravos, no qual divide a sociedade com o filho André Altman e mais três sócios.

O nome da casa e parte da decoração fazem alusão à histórica Revolução dos Cravos, que culminou com o fim da ditadura salazarista em Portugal, em abril de 1974.

Sinal dos novos tempos, a aposta etílica do Bar dos Cravos não é o chope, como nos pregressos botecos de Altman — e sim a coquetelaria. Aliás, foi escolhida para elaborar a carta uma das melhores profissionais da área, Steph Marinkovic, que montou a equipe formada pelos atenciosos bartenders Nathalia, Lucas e Luana.

Anote aí: o balcão de madeira em ziguezague com 12 confortáveis poltronas é um dos mais convidativos de São Paulo para bebericar um dos 24 coquetéis clássicos e 13 autorais perfilados no menu.

Bom autoral para iniciar a jornada, o ‘E Depois do Adeus’ (42 reais; foto) tem como base jerez fino e vermutes branco e seco. No paladar, lembra o bamboo, centenário drinque clássico, mas com de notas de mel e baunilha. Vem decorado com tuille de mel.

Mais encorpado, o guiné (48 reais; foto) é um negroni com um toque bem equilibrado de doce de abóbora. Completam a lista clássicos executados no capricho, como o basil smash (36 reais) e o hanky panky (44 reais), este uma combinação de gim, vermute tinto e Fernet Branca.

Na variada oferta de petiscos convivem sugestões de sotaque português, como a ótima alheira com ovo frito (37 reais; foto), e outras mais moderninhas, a exemplo da surpreendente croqueta de cebola caramelizada coberta por aïoli de páprica (28 reais).

Bar dos Cravos (@bardoscravos)
Rua Osório Duque Estrada, 41, Paraíso.
WhatsApp: +55 11 99787-0927.
Terça a quinta, 18h/1h;
Sexta, 18h/2h;
Sábado, 13h/2h;
Domingo, 13h/22h;
Fecha às segundas-feiras.



HIGHLIGHTS
Bar dos Cravos

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Variada

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar