Cuscuz da Irina projeta-se como um dos almoços mais disputados da Vila Madalena

Uma das mais irreverentes participantes que passaram pelo programa MasterChef, da Band, a cozinheira potiguar Irina Cordeiro transformou um simpático sobrado nas cercanias do Fórum de Pinheiros num dos endereços de almoço mais disputados da Vila Madalena.

Com ambientação alto-astral, alma leve e uma atenciosa equipe feminina no comando do salão, o Cuscuz da Irina caiu nas graças dos descolados que circulam pela região. Nas tardes de sábado, a espera por mesa costuma ultrapassar uma hora.

A casa entrega no nome sua especialidade — o versátil cuscuz de milho flocado, uma marca registrada da cozinha nordestina, que aparece nos cincos pratos principais.

Antes, delicie-se com uma das entradinhas, como o queijo-de-coalho assado lambuzado de melaço de cana (15 reais) ou o ótimo homus de feijão-fradinho e castanha-de-caju (35 reais; foto) escoltado por picles de maxixe e um tentador pão de milho.

Também combina simplicidade e sabor a casquinha de siri catado (30 reais; foto), servida numa tigelinha individual na companhia de farofa de cuscuz e coentro.

Um dos melhores pratos principais, chamado ser tão (58 reais; foto), tem como destaque a carne-de-sol desfiada na nata.

Vem montada no prato com cuscuz bem soltinho, queijo-de-coalho tostado, salada de feijão-fradinho e folhas de coentro.

Outra atração do menu foi batizada de rala bucho (53 reais; foto). É um belo refogado de coxa e sobrecoxa de frango desossadas com milho e ervilha. Chega escoltado por abóbora cozida e novamente cuscuz e salada de feijão-fradinho.

Há ainda pratos com cogumelos refogados (shimeji, shiitake e portobello; 53 reais) e pescada-branca empanada na farinha panko e frita no dendê (58 reais).

O capítulo das bebidas inclui cajuína servida já no copo baixo com quantidade de gelo um a tanto exagerada (13 reais), chás caseiros (a partir de 15 reais) e drinques com o rabo de preá (26 reais), com cachaça, vermute tinto, Cynar e um toque de limão.

Cuscuz da Irina (@cuscuzdairina e @irinacordeiro)
Rua Ipero, 47, Vila Madalena.
Segunda a sábado, 9h/17h;
Fecha aos domingos.



HIGHLIGHTS
Cuscuz da Irina

Faixa de Preço: $
Tipo de Cozinha: Nordestina

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar