Kakurega Izakaya é boa novidade na galeria onde estão o Kan Suke e o bar The Punch

Pertinho da esquina das avenidas Paulista e Brigadeiro Luís Antônio, no Paraíso, a galeria no térreo do edifício Barão de Ouro Branco converteu-se num pequeno corredor de atrações japonesas etílicas e gastronômicas. Em julho, mais um endereço bacana chegou ao pedaço.

Vizinho ao Kan Suke, premiado restaurante do japonês Keisuke Egashira, e do bar The Punch, do bartender Ricardo Miyazaki, surgiu o simpático Kakurega Izakaya.

Com somente 12 lugares num extenso balcão de madeira (foto) e atmosfera fiel a de um boteco japonês, a casa pertence a mesma família do Sushiguen — casa fundada em 1974 que entrou em reforma e está prestes a reabrir no imóvel ao lado.

Quem coordena as ações no Kakurega (que significa esconderijo, em japonês) é Julio Shimizu, sobrinho de Mitsuaki Shimizu (1946-2017), fundador do Sushiguen.

O cardápio perfila 28 sugestões de petiscos, como a saborosa saladinha de alga wakame com óleo de gergelim (25 reais; foto), a ostra grelhada (8 reais) e o tradicional buta no kakuni (30 reais; foto), barriga de porco cozida lentamente em saquê e shoyu, que chega desmanchando.

Fãs do takoyaki (25 reais; foto), o bolinho de polvo, vão encontrá-lo aqui num formato diferente, mas não menos tentador.

Preparado na chapa, é uma delícia montada como um enroladinho, coberto por molho tonkatsu, maionese japonesa kewpie e lascas de katsobushi (peixe seco ralado).

Cervejas, drinques, quase 30 rótulos de uísque e saquês em dose (40 reais cada uma) compõem o capítulo etílico da casa.

Releitura do tom collins, o tokyo collins (36 reais) equilibra-se entre o cítrico e o adocicado e reúne shochu, xarope caseiro de yuzu, folha de shissô e água com gás. Ficaria melhor se fosse apresentado num copo mais alto, como o tom collins original.

Melhor escolha é o amami martini (32 reais; foto). Leva gim inglês, vermute seco e umeshu, o licor de ameixa japonesa.

Seu mérito está nas nuances de sabor, com notas oxidadas, críticas e até salgadas, por causa da ameixa em conserva que decora o coquetel.

No almoço, a casa serve pratos executivos orientais, que custam a partir de 35 reais.

Kakurega Izakaya (@kakurega_izakaya)
Rua Manuel da Nóbrega, 76 (galeria Ouro Branco), Paraíso.
Telefone: (11) 3284-4776.
Segunda a quarta, 11h30/14h30 e 18h/22h30;
Quinta a sábado, 11h30/14h30 e 18h/23h30;
Fecha aos domingos e feriados.



HIGHLIGHTS
Kakurega Izakaya

Faixa de Preço: $$
Tipo de Cozinha: Japonesa

Jornalista paulistano, foi crítico de bares da revista Veja São Paulo durante dez anos (2003 a 2013) — período em que escreveu e foi jurado das edições anuais Comer e Beber. Antes, trabalhou como colunista do Estadão (de 1994 a 2001) e colaborou para o Jornal da Tarde e revista Época São Paulo. Em 2014, criou o Taste and Fly, onde publica semanalmente posts sobre os melhores bares e restaurantes de São Paulo além de dicas de viagem e bebidas.

Seja o primeiro a comentar