Quem aprecia cervejas de gente grande pode incluir uma visita a Praça da Bandeira (bairro carioca vizinho à região central) na próxima ida ao Rio de Janeiro. Ali, além do já célebre Aconchego Carioca, instalou-se outro bar dedicado ao universo das cervejas batutas — o Botto Bar. Ambos, aliás, ficam na Rua Barão de Iguatemi.
Eleito o melhor chope da cidade pela Veja Rio, na edição “Comer & Beber 2014”, o Botto Bar pertence ao mestre-cervejeiro Leonardo Botto, que assina alguns chopes servidos ali. Fui conhecer a casa no último sábado (8/11) e a recepção não foi das mais calorosas. Quando o bar está lotado, as pessoas são obrigadas a aguardar do lado de fora, em pé. E garoava. Bem antipático.
Felizmente não demorou muito para vagar a mesa. Escolhe-se o que vai beber numa enorme lousa, que lista vinte rotativas sugestões (o dono conta já ter plugado nas chopeiras quase 200 chopes diferentes em 1 ano e meio de funcionamento). E o que eu provei de bom lá? Olha, vale provar a Botto Bier Zoontie (17,50 reais), receita do proprietário, uma boa belgian strong ale; e a saison americana Brooklyn Sorachi Ale (24,90 reais).
Para quem gosta de uma porrada de álcool e lúpulo, a dica é a imperial india pale ale Noi Amara (10,90 reais). Anota aí: tem 10,5% de álcool e leva cinco variedades de maltes e dois tipos de lúpulos — o americano summit e o australiano galaxy.
Para comer, a melhor dica são os croquetes de queijo l’auberge de poteaupré (25 reais; quatro unidades). São, na verdade, cremosos bolinhos recheados com um mix de queijos e empanados com um toque de macarrão cabelo-de-anjo.
Botto Bar
Rua Barão de Iguatemi, 205, Praça da Bandeira, tel.: (21) 3496-7407. 12h/0h (sex. e sáb. até 2h; dom. até 22h).